Especial
Você Sabia?
- Updated: 31 de julho de 2016
- Estádio de Remo da Lagoa: Mais de um século de tradição em águas cariocas. Presente nos Jogos desde Paris 1900, o remo chega ao Rio 2016 com oito provas masculinas e seis femininas, disputadas em barcos tripulados por um, dois, quatro ou nove (incluindo o timoneiro) atletas.
- O remo despontou como esporte em 1828, com a 1ª corrida entre as universidades britânicas de Oxford e Cambridge, realizada até hoje no Rio Tâmisa.
- A estreia Olímpica do remo estava marcada para Atenas 1896, mas as regatas foram canceladas pelo mau tempo e a estreia oficial só aconteceu em Paris 1900.
- As mulheres participaram pela 1 vez das competições de remo nos jogos de Montreal em 1976.
- Um remador Olímpico consome em média 6.000 calorias por dia durante os treinos, período em que chega a remar, por ano, uma distância de 10.000 km.
- Para evitar o peso excessivo, os timoneiros costumam ser baixos e leves, mas um peso mínimo foi estipulado – 50kg para o feminino e 55kg para o masculino.
- Lenda do remo, a romena Elisabeta Lipa é dona de 8 medalhas (5 ouros, 2 pratas, 1 bronze) e do recorde de longevidade entre a 1ª e a última – 20 ano (1984 a 2004).
- O norte-americano John Kelly, campeão Olímpico nos Jogos Antuérpia 1920, é pai da atris norte-americana Grace Kelly, estrela de Hollywood que se tornou princesa de Mônaco.
- VOLTAR: Remar ao contrário, de ré, fazendo o barco andar para trás, com o remador de frente
- PROA: Parte da frente do barco ou o remador que rema nesta posição, atrás de todos os companheiros
- VOGA: Cadência ou ritmo das remadas – também pode ser o remador que senta à frente dos demais e marca o ritmo das remadas do barco para todos os seus companheiros de tripulação
fonte: Rio2016