Regata-Lagoa_Rodrigo_de_Freitas-out-16
Especial

Vitória no Máster dá título da 3ª Regata ao Flamengo

O passado fez a diferença. Clube com mais títulos em 116 anos de competições de remo no Rio de Janeiro, o Flamengo conquistou sua primeira regata no Estadual 2014 graças à vitória no 8 Com Máster C, com média de idade de 43 anos. Vencedor das duas primeiras etapas, o Botafogo, apesar da derrota, manteve a vantagem de 38 pontos (357 a 319) na temporada, já que a última prova deste domingo, que deu o título da 3ª Regata ao Flamengo (126 a 121), não conta para o campeonato.

O dia na Lagoa Rodrigo de Freitas começou com dobradinha rubro-negra no ” target=”_blank”>Single Skiff Júnior A Femininoico-camera3, vencido por Sophia Câmara Py,  convocada para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China. O troco alvinegro viria no Double Skiff Sub-23 Peso-Leve, com Uncas Tales, o outro representante do Brasil nos Jogos, e Daivid de Souza, superando Marciel Souza e Felipe Soares, campeões sul-americanos no Dois Sem em abril. Entre as duas provas, a primeira vitória do Vasco, no ” target=”_blank”>Four Skiff Aspiranteico-camera3, com Flamengo em segundo e Botafogo e Escola Naval empatados em terceiro.

O Botafogo assumiu a liderança da Regata ao ganhar no Single Skiff Infantil (que também não conta pontos para o campeonato) e no Double Skiff Júnior B, ambos no masculino, mas o Flamengo empatou em 64 pontos graças à pontuação dobrada na vitória do Four Skiff Sub-23 Feminino (prova FISA), exatamente na metade do programa. A partir daí, a disputa foi apertada até o fim.

O alvinegro chegou a abrir seis pontos após ficar em segundo lugar no Single Skiff Aspirante, a segunda vitória do Vasco na categoria, e vencer no Single Skiff Júnior B Feminino, com Ruti Santos, quebrando uma invencibilidade de três regatas das meninas da Gávea. A revanche das rubro-negras veio no Double Skiff Infantil, que reduziu a dois pontos a diferença para o Botafogo.

Com Fabiana Beltrame e Beatriz Cardoso liberadas para competir antes de embarcarem para a Copa do Mundo na França, o Flamengo dominou o Double Skiff Aberto Feminino e assumiu a liderança da Regata novamente graças à pontuação dobrada: 104 a 98. A diferença foi descontada na mesma proporção no Quatro Sem masculino, que deixou o Botafogo novamente dois pontos na frente, a uma prova do fim.

Foi quando a velha guarda rubro-negra entrou na água no 8 Com Master C, para garantir a conquista da primeira regata do clube no ano, com o Vasco em segundo e terceiro, e o Botafogo em quarto lugar na prova. O cruz-maltino terminou a regata em terceiro, com 41 pontos, mesma posição que ocupa no Campeonato, com 118.

A próxima etapa está marcada para 3 de agosto, após a participação dos remadores brasileiros na Copa do Mundo, esta semana, e no Festival Pan-Americano, em julho, no México.

fonte: Remo em Voga