Regata-Lagoa_Rodrigo_de_Freitas-out-16
Especial

Release do Documentário “Remar é…”

No dia 10 de julho aconteceu no MAM a primeira exibição do longa-metragem “Remar é…”, um documentário brasileiro que aborda temas relacionados ao milenar esporte remo,desde suas origens no Egito e na Grécia até o remo olímpico de hoje em dia.

documentario_001Foram tres anos entre pesquisas e filmagens,com abordagem leve e imagens filmadas do ponto de vista do remador.O filme nos apresenta personagens importantes do nosso remo,como Harri Klein,ex-gondoleiro e ex-remador que participou de tres olimpíadas e testemunhou o massacre de Munique em 1972 e há quase 50 anos é dono dos pedalinhos da Lagoa Rodrigo de Freitas,ele nos conta histórias inimagináveis sobre a origem dos pedalinhos ;Gauchinho,timoneiro, homem que excerce, desde os anos 60,a função de “patrão” do barco,geralmente magro e de baixa estatura para não pesar o barco,campeão em muitas regatas e também participou de olimpíadas;As mulheres do remo,como a campeã mundial Fabiana Beltrame que nos conta sobre sua façanha de ter conquistado o campeonato mundial em 2011.Atletas que personificam a força e a coragem do brasileiro,como Isaac Ribeiro,pára-atleta,nosso campeão que participou das olimpíadas de Londres de 2012 e que há 7 anos veio para o Rio de janeiro de carona num caminhão de batatas para se tornar uma referência no remo e exemplo de força e coragem. Jovens remadores e grandes campeões dos clubes de regatas do Botafogo,do Flamengo e do Vasco como Aílson Eráclito,Capi e o jovem timoneiro Geovani Alves.Além de mostrar o dia-a-dia desses importantes clubes cariocas.

“Remar é…” mostra pela primeira vez feitos incríveis,como o dos remadores cinquentões potiguares que nos anos 50 sairam de Natal remando uma yole quatro com timenoneiro até o Rio de Janeiro,conviveram com tubarões,ondas gigantes e até fome para realizarem o feito ainda desconhecido do grande público,mas certamente motivo de orgulho para nós brasileiros.

A direção e pesquisa é do cineasta Valério Fonseca,diretor de vários curtas,entre eles  o drama “Maria Ninguém” de 2008,sobre a ida de Brigitte Bardot ( Fernanda Lima ) a pequena aldeia de pescadores de Buzios nos anos 60,premiado pelo the wifts committè em Los Angeles,exibido em Oberhausen (Alemanha),Bélgica,Argentina,Russia,Macedonia,França,Chile e Espanha e “Pegadas de Zila” ,video arte sobre a poetisa do mar,a paraibana Zila Mamede,com a atriz Rosamaria Murtinho no papel-título.O curta conquistou diversos prêmios e foi exibido em Cuba,Portugal e Índia. O produtor e idealizador da “batalha do real” , Cesar Schwenck ,também colaborou nas pesquisas.

A trilha sonora original foi composta pelo DJ Marco,percussionista  que acompanhou Criolo , Céu e Curumim .Na trilha sonora do filme, mistura de elementos do hip-hop e da bossa-nova.

O filme terá sua primeira projeção na cinemateca do MAM ( museu de arte moderna ) do Rio de Janeiro no dia 10 de julho de 2013 , quarta-feira , às 18:30h. Entrada Franca.

“Remar é…”   –  Documentário  –  74’  –  2013  –  RJ  –  Brasil.

Roteiro, Direção e Produção – Valério Fonseca
Pesquisa – Cesar Schwenck  e  Valério Fonseca
Fotografia – Pedro Kuperman  e  Valério Fonseca
Cameras adicionais – Felipe Bibian , Vinicius Cesar  e  Valerio Sanches
Música original – Dj Marco
Direção musical – Cesar Schwenck
Som direto – Caio Cesar Loures
Montagem e Mixagem – Valério Fonseca
Still – Geovani Alves  e  Letícia Santos
Ilustrações – Tio Chico
Narração – Otto Jr.
Design Gráfico – Carolina Bosco
Produção Executiva – Cesar Schwenck , Pedro Kuperman , Saulo Moretzsohn e Valério Fonseca

Dia 10 de julho 2013 às 18:30h  no MAM ( Museu de Arte Moderna do Rio)

[vimeo id=”64487058″ width=”620″ height=”360″]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *