Regata-Lagoa_Rodrigo_de_Freitas-out-16
Especial

Federação de Remo do Rio dá a largada para temporada 2020

Federação de Remo do Rio dá a largada para temporada 2020

Copa Rio de Remo Master abre calendário neste sábado (15), a partir das 13 horas, no Estádio de Remo da Lagoa

Rio – A Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro inicia seu calendário 2020 com a realização de mais uma edição da Copa Rio de Remo Master, neste sábado (15), a partir das 13 horas, no Estádio de Remo da Lagoa, com entrada gratuita. A competição terá a participação de seis clubes cariocas (Botafogo, Clube de Remo Rio de Janeiro, Flamengo, Guanabara, Piraquê e Vasco da Gama), um clube de Porto Alegre Grêmio Náutico União) e um clube de Miguel Pereira (Circolo Canottieri Roma).
A regata, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, será preparatória para os Jogos Panamericanos Master 2020, que acontecerão no período de 09 a 13 de setembro, na raia olímpica do Rio de Janeiro. A expectativa é de reunir mais de 200 remadores federados e não federados, com idades entre 27 e 85 anos, com destaque para Manoel de Carvalho, de 85 anos, o remador mais velho em atividade no Estado do Rio de Janeiro, que coleciona medalhas de ouro e estará em duas provas de Double Skiff, dividindo o barco com seu filho Paulo Carvalho, presidente da FRERJ.
A Copa Rio de Remo Master foi criada com o objetivo principal de possibilitar que os remadores desta categoria tenham mais oportunidade de competir em provas de alto nível, em um maior número de vezes durante o ano, já que até a regata ser criada os masters tinham apenas duas provas em cada etapa do Campeonato Estadual e oito provas no Troféu Paquetá. Por isso também que o evento foi aberto a clubes de outros estados e países, visando ainda proporcionar intercâmbio de informações entre os atletas.
O presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, inicia seu oitavo e último ano no comando da entidade e ressalta todo trabalho que será desenvolvido ao longo deste ano, com a realização de muitas competições importantes no Estádio de Remo da Lagoa, no Rio de Janeiro, como Pré-Olímpico, Campeonato Sulamericano, entre outras. Ele também acaba de anunciar sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Remo, ao lado da campeã mundial de remo, Fabiana Beltrame, como vice.
“Essa primeira regata é o início de uma grande jornada de competições que terão a participação da FRERJ, ao longo de 2020. Sem dúvida, será um ano que promete provas emocionantes e muito disputadas. Em mais um ano à frente da FRERJ, tenho o bom sentimento de dever cumprido, por conta de tudo que nossa equipe vem realizando. No ano passado, tivemos vários eventos importantes, entre eles, organizamos pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Barcos Longos. Além de todas as competições marcadas para acontecerem ao longo do ano, estarei em campanha para a presidência da CBR junto com a Fabiana Beltrame”, afirma.
Em seus sete anos como presidente da FRERJ, Paulo Carvalho deu um novo fôlego ao remo carioca. Foi ele o responsável pela inauguração em maio de 2017, do primeiro e único Centro de Treinamento de Remo e Pararemo do país, instalado nas garagens do Estádio de Remo da Lagoa – único legado olímpico que permanece em funcionamento, com manutenção em dia e uso diário pelos remadores graças aos esforços de toda equipe formada por ele. Além disso, vem realizando inúmeras regatas importantes para o crescimento do remo no Brasil.