Regata-Lagoa_Rodrigo_de_Freitas-out-16

Centro de Treinamento de Remo, no Estádio de Remo da Lagoa – RJ

Centro de Treinamento da Federação de
Remo do Estado do Rio de Janeiro

 

Na Mídia:

 


A Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), entidade de referência para o remo tanto em âmbito local como nacional, possui hoje uma sede localizada junto à Lagoa Rodrigo de Freitas. Parte do legado Olímpico para o Rio de Janeiro, se encontra na forma de infraestrutura de garagens de barcos, a própria sede da FRERJ, catamarãs, sistema Albano, torre de cronometragem, barcos e remos, além de um espaço físico que hoje recebe um centro de treinamento de excelência.

Atualmente a sede da FRERJ, conta com espaços para administração, almoxarifado e sala de reunião. O Centro de Treinamento da FRERJ passa a oferecer acomodação aos atletas e treinadores, refeitório, sala para treinamento com pesos, e espaços para avaliação e treinamento de atletas e equipes, além da realização de cursos de capacitação de treinadores e profissionais das mais diversas áreas do esporte.

 Neste contexto a FRERJ criou a Diretoria Técnica de Desenvolvimento e Fomento, que tem como missão oferecer suporte técnico a clubes, atletas e treinadores do nosso estado, assim como de outras federações e mesmo de outros países que veem no Rio de Janeiro, um local adequado para treinamento e avaliação de atletas.

 A proposta do Centro de Treinamento apresenta vertentes nas direções de tecnologia para o remo, capacitação profissional, detecção de talentos, formação de atletas de alto nível. Para tanto, foi fechada uma parceria inédita com a Universidade Federal Fluminense, através do Laboratório de Fisiologia do Exercício Experimental e Aplicada, que já realiza diversos projetos de pesquisa aplicada ao remo junto aos clubes do Rio, através de ações com contrapartidas para o remo e para a investigação científica e desenvolvimento de projetos de formação de profissionais de graduação e pós-graduação.

A FRERJ busca, através deste projeto, contribuir para o desenvolvimento do remo baseado em evidências e no método científico para que os barcos sejam mais rápidos e os treinadores tenham critérios objetivos para orientar o treinamento e a escolha das guarnições.

O Centro de Treinamento da FRERJ irá realizar avaliações específicas para o remo, como:

 

Biomecânica e técnica:
usaremos o sistema BiorowTel que permite medidas de aceleração do barco e remador, ângulos horizontal e vertical de remada, força aplicada no remo, sincronismo entre remadores e inúmeros outros parâmetros de desempenho. Para tanto as medidas biomecânicas podem ser realizadas em barcos curtos e longos, permitindo identificarmos aspectos individuais e combinados tanto em treino quanto em simulação de competição, assim como decisões quanto à regulagem de barcos e escolha de equipamentos como pás de remos e seu comprimento ideal.

 

Fisiologia
a medida do consumo máximo de oxigênio, assim como sua medida em treino associada ou não a concentração de lactato sanguíneo, oferecem indicadores precisos de adaptações ao treinamento e potencial desempenho em competição. As respostas de frequência cardíaca durante e após as sessões treinamento, são indicadores importantes de respostas fisiológicas ao treinamento e a recuperação,  além de servirem para monitorar o treinamento.

 

Avaliação nutricional
o estado nutricional é resultante de vários fatores, incluindo a qualidade da alimentação, a frequência, intensidade, duração e tipo de  treinamento, características corporais e necessidades especiais em saúde, entre outros. A adequação nutricional é fundamental para a evolução do desempenho esportivo.

 

Avaliação Odontológica
que tem como objetivo mostrar ao atleta a importância da relação direta entre a saúde bucal e a sua performance, através de uma  completa avaliação da cavidade bucal onde será observado se existe alguma alteração que possa estar contribuindo na queda de seu desempenho e, havendo a necessidade, fazer o encaminhamento à especialidade necessária para respectivo tratamento.

 

Composição corporal

pode oferecer rapidamente informações importantes sobre a massa muscular e suas modificações com o programa de treinos durante todo o ano e principalmente próximo às competições. Estas medidas são fundamentais para os devidos ajustes no programa dos treinadores, alimentação dos atletas e estimativa de controle de peso e respostas ao treinamento.

Testes de lactato em ergômetro:

Estes testes permitirão uma avaliação das intensidades de treinamento, extremamente úteis aos treinadores, além da evolução no  desempenho durante o ciclo treinamento.

Testes [La] barco:
após os testes em terra, faremos a avaliação das respostas dos remadores ao treinamento em barco, considerando os ajustes de  intensidade e volume tendo como referência a concentração de lactato sanguíneo durante os treinos em barco, nas condições ambientais reais de treinamento, quando teremos também as medidas de temperatura, umidade associadas às variáveis fisiológicas.

 

Reuniões técnicas:
prevemos reuniões periódicas com os treinadores para discussão dos dados obtidos nas avaliações em terra ou na água, ajuste de  regulagem de barcos e treinamento. Os relatórios produzidos nas avaliações serão apresentados e discutidos para tomada de decisão pelos treinadores e equipe técnica.

 

Cursos de capacitação:

esperamos aumentar a capilaridade do esporte, até mesmo através do remo indoor que pode ser incorporado às academias. Como esta  modalidade esportiva é pouco conhecida pelos profissionais, a FRERJ será a promotora na formação de profissionais de saúde, além de poder conceder a chancela que poderá incluir parcerias com os conselhos profissionais.

Campos de treinamento:
atletas de todos os clubes poderão participar de períodos de treinamento tendo a FRERJ como a base para testes, treinos monitorados e seminários sobre biomecânica, fisiologia e nutrição.

 

Desenvolvimento:
identificação de talentos e formação de jovens remadores já numa fase precoce.

 

Remo máster e adaptável:
estes e outros recursos estarão disponíveis aos nossos atletas máster, que terão na FRERJ um local de referência para a prática do remo recreativo ou competitivo objetivando os campeonatos regionais, nacionais, internacionais e principalmente os Jogos de 2020.

 

Maiores informações através do site www.frerj.com.br ou na página da FRERJ no Facebook.