CBR declara Botafogo e Flamengo campeões do Brasileiro Júnior
- Updated: 16 de outubro de 2013
Em decisão “extraordinária e inédita” na história do remo nacional, a Confederação Brasileira de Remo admitiu “a falibilidade prática do critério de desempate” adotado no campeonato disputado domingo passado no Rio de Janeiro, e decidiu, em caráter definitivo, declarar Botafogo e Flamengo Campeões Brasileiros de Remo Júnior, “em virtude da grande igualdade de forças dos dois primeiros classificados”.
Os dois clubes terminaram a competição empatados com 61 pontos, após cinco vitórias do Botafogo e quatro do Flamengo. Como o único critério previsto no regulamento aprovado por todos os clubes mencionava apenas o número de quintos lugares como fator de desempate, o troféu de campeão foi entregue ao Flamengo, que teve três barcos nesta posição, contra dois do Botafogo, que protestou.
Na noite de terça-feira, a Presidência e a Direção Técnica da CBR emitiram Nota Oficial “no intuito de manter com a comunidade do remo brasileiro o respeito e a transparência necessários ao pleno entendimento de todos aqueles que, unidos, reconhecem o valor do esporte e da tolerância que o remo pode proporcionar”. A entidade “vêm a público reconhecer a dúvida gerada por conta da interpretação de uma nova regra, que deverá ser revista em comum acordo com os clubes interessados para os próximos anos”.
A regra em questão “visava incentivar o aumento do número de atletas agraciados com o incentivo das bolsas federais”, distribuídas apenas a atletas participantes de provas com pelo menos cinco barcos. “Entretanto, o resultado inédito deste nosso último e disputadíssimo Campeonato Brasileiro Júnior, por duas das maiores potências do remo nacional – Botafogo de Futebol e Regatas e Clube de Regatas do Flamengo – colocou em evidência a falibilidade prática do critério de desempate”, admitiu a entidade.
Segundo a nota, “para dirimir qualquer tipo de dano gerado às duas agremiações diretamente envolvidas, a CBR, como representante maior do remo brasileiro, reconhece a sua falha e, avaliando todos os critérios de pontuação, leva em consideração que o número de pontos foi igual para os dois clubes”. A entidade, “em respeito aos atletas, técnicos e clubes”, decidiu “declarar ambos os clubes Campeões Brasileiros de Remo Júnior, em decisão extraordinária e inédita na história do remo”.
No comunicado, a CBR destaca a “comoção que tal fato gerou”, agradece “o empenho dos diversos envolvidos que buscaram uma solução de entendimento e de grandeza para o remo”, e diz contar “com a compreensão e a vontade geral dessa comunidade para que o remo cresça, mesmo e principalmente diante das adversidades”.
Veja no anexo abaixo a íntegra do Comunicado Oficial da CBR.
Comunicado Oficial |
fonte: CBR