Regata-Lagoa_Rodrigo_de_Freitas-out-16
Especial

Cariocas dominam primeiro dia do Brasileiro

RIO DE JANEIRO – Os clubes cariocas conquistaram 17 das 30 vagas em disputa para as finais de sábado no primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Remo Sênior e Paralímpico, esta quinta-feira (3/10), na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Botafogo garantiu mais nove barcos em cinco provas, e o Flamengo mais quatro guarnições em três disputas, com Vasco (duas), Loureiro e Escola Naval também confirmando vaga em mais uma final além das que não precisaram de eliminatória.

Dentre os visitantes, os paulistas do Pinheiros avançaram no Double Skiff Masculino Sênior (2xMSR), com Gabriel Moraes e Arthur de Paula; no Skiff Feminino Peso-Leve (1xFPL), com Ana Luiza Pallassão; e no Dois Sem Masculino Sub-23 (2-MS23), com Victor Muffato e João Zago. Saldanha da Gama (ES), União (RS) e América (SC) classificaram dois barcos cada, com Vitória (BA), Tuna Lusa (PA), Francisco Martinelli (SC) e a Federação Brasiliense conquistando uma vaga.

Nesta sexta-feira serão disputadas 12 eliminatórias para seis finais de domingo, com destaque para o Double Skiff Masculino Peso-Leve (2xMPL) e o Skiff Masculino Sub-23 (1xMS23), ambas com 11 inscritos, além do clássico Oito Com Masculino Sênior (8+MSR), que terá duas baterias, com cinco e quatro barcos disputando três vagas.

Em duas provas – Skiff Feminino Sênior (1xFSR) e Skiff Feminino Sub-23 Peso-Leve (1xFS23PL) – as seis vagas na final serão definidas pelo tempo nas eliminatórias, já que há apenas sete inscritas em cada uma. Nas demais, classificam-se os três primeiros de cada eliminatória.

Ao todo, serão disputadas no fim de semana 15 finais masculinas, nove femininas e uma mista, nas categorias Peso-Leve, Sub-23, Sub-23 Peso-Leve, Sênior e Paralímpica. Participam da  competição 210 remadores de 10 estados e do DF, distribuídos em 195 barcos de 26 clubes e quatro federações, cada um podendo substituir 50% mais o timoneiro de cada guarnição até uma hora antes da primeira prova.

Em cada final, o vencedor ganha 10 pontos, o segundo 6, o terceiro 3 e o quarto 1 ponto. O clube ou federação com maior pontuação será declarado Campeão Brasileiro de 2013. A competição é organizada pela Federação de Remo do Rio de Janeiro (FRERJ), com apoio da CBR.

Clique aqui para acessar todos os resultados do primeiro dia de provas.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *