Regata-Lagoa_Rodrigo_de_Freitas-out-16
Especial

Botafogo é Campeão Brasileiro de Barcos Curtos em SP

A esquadra alvinegra imperou na Raia da USP, este domingo, nas finais do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos. Com vitória em nove das 14 provas que disputou, o Botafogo conquistou 18 medalhas e só não foi ao pódio nas provas em que não competiu. Mais uma vez o União, de Porto Alegre, quebrou a hegemonia carioca, com dois ouros e quatro pratas, duas a mais que Flamengo e Vasco, que também venceram duas provas. Ao todo, remadores de 12 clubes foram ao pódio, além de Carla Santos, que ganhou ouro e bronze como avulsa no Single Skiff Peso Leve Feminino Sênior e Sub-23, respectivamente.

Nove atletas do Botafogo também foram ao pódio duas vezes. Lucas Verthein, que completa 18 anos em maio, ganhou dois ouros, no Single Skiff Júnior e Sub-23, e foi quarto na final de Sênior. Camila Serrão, que faz 22 em novembro, também venceu duas vezes: no Single Skiff Sub-23 e no Dois Sem Feminino Sênior, com Nathalia Barbosa. Uncas Tales, Isabela Ibeas e o Dois Sem Júnior, com Daniel Afonso e Bernardo Tim, conquistaram um ouro e um bronze cada, com Emanuel Borges ganhando duas pratas. Guilherme Gomes e Marciel Morais foram prata e bronze, no Dois Sem PL e Sênior, respectivamente.

Com 25 barcos entre os 74 que competiram, o alvinegro só não disputou duas provas femininas: no Single Skiff Peso-Leve Sub-23, vencida por Sophia Câmara, do Flamengo, e no Single Skiff Sênior, em que a vascaína Yanka Britto repetiu a vitória da véspera no Troféu Brasil. O rubro-negro ganhou também o Dois Sem Masculino Sênior, com Pedro Drummond e Maciel Costa, e foi bronze em três provas, duas a mais que o Vasco – ouro no Dois Sem Peso-Leve Masculino, com Thiago Almeida e Renato Azevedo.

Além dos clubes cariocas, só gaúcho União foi ao topo do pódio, duas vezes no Masculino: no Single Skiff Peso-Leve, com Evaldo Becker, e no Dois Sem Sub-23, com Victor Ruzicki e Vinícius Delazeri, na prova em que o também unionista Alef Fontoura ganhou a prata com o vascaíno Samuel Lucas. O Pinheiros, de São Paulo, conquistou duas pratas, uma a mais que Corinthians, Paulistano, Rema Campos (RJ) e Vitória (BA). Álvares Cabral (ES), Caxias (ES) e Cepeusp (SP) ganharam um bronze cada.

O Botafogo foi bicampeão Brasileiro Sênior em 2013 e 2014, quando a competição reunia todas as classes de barcos, e não disputou a segunda etapa do ano passado, por divergência entre os clubes do Rio e a CBR. Os adversários devem ter lamentado o retorno.

fonte: Remo em Voga