Botafogo é Campeão Brasileiro de Remo Sênior
- Updated: 7 de outubro de 2013
O Botafogo é o Campeão Brasileiro de Remo Sênior 2013. O alvinegro carioca somou 141 pontos nos dois dias de finais na Lagoa Rodrigo de Freitas, nove a mais que o Flamengo, segundo colocado com 132. Em terceiro ficou o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, com 32 pontos, à frente do Vasco, com 21.
“É o momento da consagração de um trabalho que começou em 2009”, afirmou o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção. “Nos reestruturamos, melhoramos as condições técnicas, trouxemos flotilhas novas, investimos nas divisões de base e os resultados estão aí. Somos campeões brasileiros Sênior e queremos também o Júnior, na semana que vem”, afirmou.
Como na véspera, o Botafogo venceu quatro provas neste domingo, uma a menos que o Flamengo, que também vencera mais no sábado (seis vezes). Apenas o triunfo gaúcho no Dois Sem Masculino Sênior, com Allan Bitencourt e Leandro Tozzo, do União, interrompeu o rodízio de cariocas no topo do pódio nas 22 provas disputadas nos dois dias.
“Foi muito boa a nossa conquista, treinamos para ganhar” disse Allan. “A prova foi muito difícil. Tinha bastante vento contra dificultando a remada. É o meu 28º título em brasileiro, estou muito feliz”, afirmou o atleta de 34 anos, que agradeceu o empenho do companheiro Leandro, de 35.
Os gaúchos ganharam mais quatro medalhas: três bronzes do União (incluindo o Oito Com Masculino Sênior) e uma prata com Denis Araújo, do GPA, no Skiff Masculino Senior, superado apenas pelo argentino Cristian Rosso, na única vitória do Vasco no dia. O cruz-maltino ainda somou um ponto com o quarto lugar no Four Skiff Feminino Sênior, única prova disputada só por cariocas, que ganharam mais uma prata e um bronze com atletas Loureiro – quinto lugar no geral, com 14 pontos.
O pódio também teve representantes do Pará e do Espírito Santo no último dia. Com o bronze no Skiff Masculino Sub-23, Pablo Daniel Aguirre garantiu ao Paysandu a sexta posição, com nove pontos e duas medalhas (Naiara Furtado foi prata no sábado no Skiff Feminino Sub-23). “Foi uma prova difícil, os adversários eram de altíssimo nível. O vento atrapalhou um pouco, mas estou satisfeito com a medalha de bronze”, afirmou Aguirre.
O Saldanha da Gama ganhou seu segundo bronze novamente com Alisson Araújo e Thiago Gomes, desta vez no Dois Sem Masculino Sênior (o outro foi no Double Skiff Masculino Sênior). O clube de Vitória terminou com os mesmos oito pontos do Pinheiros, de São Paulo, que somou apenas um ponto este domingo, com o quarto lugar de Ana Luiza Palassão no Skiff Feminino Sênior.
No próximo fim de semana, 27 clubes de 12 estados se enfrentam novamente na futura raia olímpica, no Campeonato Brasileiro de Remo Júnior, para atletas com até 18 anos. As eliminatórias acontecem no sábado, com 13 finais no domingo (seis femininas e sete masculinas)
CBR – Remo Brasil