Regata-Lagoa_Rodrigo_de_Freitas-out-16
Especial

Barcos Longos 2019 inicia nesta quinta com mais de 280 atletas

Barcos Longos 2019 inicia nesta quinta com mais de 280 atletas

Nesta semana, a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, receberá mais de 280 atletas para disputar as 26 provas do Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo Barcos Longos 2019. As provas acontecem entre os dias 24 e 27/10, mas os 27 clubes inscritos já estão na capital fluminense para preparação dos barcos e treinos de aclimatação.

A Confederação Brasileira de Remo (CBR) recebeu a inscrição de 285 atletas (81 remadoras e 204 remadores). Em 2018, foram 266 inscritos, um aumento de 7% no número de atletas neste ano. A categoria com mais participantes é a Júnior com 143 inscritos, seguida pela categoria Sênior com 78 atletas. Nas provas da categoria Sub 23 serão 64 remadores. Os 27 clubes inscritos representam nove estados: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Marcando presença no Barcos Longos 2019, teremos os medalhistas do remo nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A dupla Lucas Verthein e Uncas Tales Batista, bronze no Double Skiff Masculino, defenderão o Botafogo na mesma categoria. Bronze no Quatro Sem, Fábio Moreira, Gabriel Campos e Willian Giaretton disputam cinco provas. Fábio compete pelo Flamengo no Oito Com e no Four Skiff Masculino, Gabriel defende o Corinthians no Double Skiff Masculino e Willian o Flamengo no Four Skiff Masculino e Oito Com.

2019-BL-03

Atletas do Guaíba-Porto Alegre ajustando o barco Oito Com na Lagoa Rodrigo de Freitas

Os irmãos Pau e Xavier Vela Maggi, prata no Dois Sem Masculino no Pan 2019, defendem o Flamengo no Quatro Sem e no Oito Com. A dupla Emanuel Borges e Vangelys Reinke, medalha de bronze no Mundial de Remo Sênior 2019 na categoria Dois Sem Masculino Peso Leve, também competem pelo Flamengo. Emanuel no Double Skiff Masculino Peso Leve e Vangelys no Double Skiff Masculino, Double Skiff Masculino Peso Leve e Oito Com.

Durante o campeonato, será realizada uma palestra com o advogado Marcelo Franklin. Especialista em direito esportivo e regras antidoping, Marcelo foi contratado do Comitê Olímpico Brasileiro por 14 anos, advogou para inúmeras confederações desportivas, atletas olímpicos e campeões mundiais. Desde 2006, comanda o departamento do jurídico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. A palestra será no dia 25/10, sexta-feira, às 18h no auditório do Flamengo.

Equipes organizando seus equipamentos no espaço destinado aos clubes participantes
Equipes organizando seus equipamentos no espaço destinado aos clubes participantes

O CBI de Remo Barcos Longos 2019 é organizado pela CBR em parceria com a Federação Estadual de Remo do Rio de Janeiro (FRERJ), Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e Clube de Regatas Vasco da Gama, clube anfitrião do evento. As despesas com material de premiação, transmissão, sonorização e arbitragem foram custeadas com verba da Lei Piva de Apoio ao Esporte, através do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A prestação de contas dos eventos nacionais da CBR está disponível no link Transparência.

Crédito das Imagens: Confederação Brasileira de Remo

 


PROGRAMAÇÃO
Local do evento: Estádio de Remo da Lagoa
Av. Borges de Medeiros, 1424, Lagoa Rodrigo de Freitas
Entrada Gratuita

23/10 – QUARTA-FEIRA
• 17H00 – Congresso Técnico (Auditório da FRERJ)

24/10 – QUINTA-FEIRA
• Eliminatórias, Repescagens e Semifinais (horário a definir)

25/10 – SEXTA-FEIRA
• Eliminatórias, Repescagens e Semifinais (horário a definir)
• 18h00 – Palestra sobre Doping com Marcelo Franklin (Auditório do Flamengo)

26/10 – SÁBADO
• 09h00 – Provas Finais

27/10 – DOMINGO
• 09h00 – Provas Finais

fonte: Remo Brasil | CBR