Regata-Lagoa_Rodrigo_de_Freitas-out-16

Alunos passam por Treinamento

Alunos de Remo da Academia Brasileira de Treinadores passam por semana de aprendizado com croata Nikola Bralic.

Treinador dos campeões olímpicos no double skiff dos Jogos Rio 2016 com os irmãos Martin e Valent Sinkovic, o croata Nikola Bralic está no Rio de Janeiro, convidado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), para ministrar o último Estágio Internacional de 2017 da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). A semana de aprendizado dos alunos-treinadores de remo da ABT segue até domingo, dia 19, no Estádio de Remo da Lagoa. Além do ouro nos Jogos Rio 2016, o treinador também conquistou a prata em Londres 2012 no four skiff e outras seis medalhas em mundiais da modalidade, tanto no double quanto no four skiff. As aulas fazem parte do Programa de Curso de Esporte de Alto Rendimento da ABT, uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), a área de Educação do COB.

Nikola elogiou a iniciativa do COB e acredita que o país tem todas as condições para alcançar resultados positivos no remo. “Essa semana de aprendizado é importante para levar os treinadores ao nível necessário para alcançar os melhores resultados. O COB está realizando um trabalho muito bom em trazer conhecimento para os treinadores. Eles demoram muito na tentativa e erro até chegar onde querem, e com a visão de outros treinadores podem usar algo que ilumine algum pensamento e ajude a desenvolver seu próprio estilo. Esse é o ponto. Existem alguns buracos no conhecimento, mas isso é normal até porque a maioria desses treinadores é de jovens”, disse Nikola.

A ABT realizou outros seis Estágios Internacionais em 2017 de modalidades como Ciclismo (Mountain Bike, BMX, Pista e Estrada), Atletismo e Canoagem Velocidade. Em quatro anos, o IOB já trouxe mais de 60 treinadores – entre campeões olímpicos e mundiais – que capacitaram mais de 300 treinadores de todo o país divididos em modalidades como atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, judô, lutas, natação, remo e taekwondo. Juntos, esses treinadores contabilizam 72 medalhas olímpicas e 120 medalhas mundiais.

 

O Estágio Internacional oferece um aprendizado de alto nível técnico aos alunos e é um dos pontos altos da ABT, dando uma oportunidade de imersão na modalidade com atividades práticas e teóricas e com o convívio diário com treinadores internacionais de medalhistas olímpicos e mundiais.

Além do remo, a terceira turma da ABT também contempla o atletismo, canoagem e ciclismo. A formatura da turma aconteceu na sexta-feira, dia 17, na sede do COB. A quarta edição da ABT, em 2018, abordará o basquete 3×3, levantamento de pesos e vôlei de praia. A novidade será a participação de profissionais de Educação Física recém-formados, com o objetivo de dar oportunidade para novos treinadores.

 

Todos os participantes da ABT são profissionais de Educação Física registrados no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e, preferencialmente, filiados à Confederação Brasileira da respectiva modalidade. Para ingressar, os treinadores passam por um processo seletivo. O curso é inteiramente financiado pelo COB através de bolsas concedidas aos treinadores.

fonte: COB
*Fotos da matéria de Roberto Noval